quinta-feira, 21 de maio de 2015

Sala de aula: que lugar é esse?

São reflexões baseadas nos conteúdos, até então estudados na disciplina Escola , Projeto Pedagógico e Currículo...Que espaço é este a Sala de Aula?

     Penso que, com a responsabilidade que temos com esses seres ainda em construção a Sala de aula deve ser um lugar atrativo,lugar de discussão , de agregar conhecimentos, de cimentar conhecimentos já adquiridos,...mas também é um lugar de conflito, de tolerância, de respeito às diferenças e toda diversidade existente.
     Vivemos na sociedade contemporânea onde tudo parece permitido, tudo é exposto,  seja na mídias e ou nas redes sociais e, a sala de aula deve sim , ser um local de discussão , de aproveitar toda exposição para debater,  criar e, aprender a aprender, para que nosso aluno se aproprie e se empodere  do próprio conhecimento.
     Hoje o aluno tem vez e tem voz, onde sua opinião conta e, o lugar de poder ocupado por nós professores, se enfraqueceu , criando um outro cenário, no qual , na sala, o professor passa a  ter de conquistar o respeito do aluno. O professor precisa segurar a turma, e (impressionante) , importa, sim, o que o aluno pensa dele.E, neste ambiente conturbado das escolas contemporâneas faz-se necessário se reinventar todos os dias e refletir que espaço é esse : a sala de aula?
     Afinal, se a escola se debruça com tantos métodos para que os alunos aprendam, porque não buscar um novo sentido para nossas práticas e vivências em sala de aula?

"Sala de aula: eis uma realidade que contém muitas realidades.
Espaço político portador de uma história?
Espaço mágico de encontros humanos?
Lugar  no qual tantos escamoteiam com belas palavras e duros conflitos vividos por um tempo?
Espaço no qual se cumpre o jogo sutil das seduções afetivas ou endoutrinadoras?Ou de muitas dessas coisas juntas?
Enfim: que lugar é esse, a sala de aula?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário