terça-feira, 12 de maio de 2015

Da sala de aula para a sociedade

Escola, Cultura e Sociedade

A disciplina tem por propósito - Fazer uma leitura crítica sobre o contexto da escola, porque este é lugar ou dispositivo privilegiado em que se constroem sujeitos sociais. O modo como é percebida a escola pelos profissionais da educação decorre principalmente da forma se compreende questões de “responsabilidade coletiva”, “interdependência” “dignidade do outro”, “sujeito de direitos”.

     Logo ao iniciar esta disciplina, pensei: " vou gostar disso..."e me veio lembranças da fala do Prof. conferencista:Sandro da IF do Paraná (excelente professor),quando tive a oportunidade de cursar a disciplina Educação ,sociedade e Trabalho no Curso Técnico de Multimeios didáticos , no Instituto Federal Sul Riograndense...Boas lembranças e muita aprendizagem.

Refletindo sobre a Escola CIEP e a disciplina...

     A escola Ciep, tem um público bem diversificado, ou seja , são alunos de famílias de  baixa renda, com diferenças educacionais muito significativas, preocupantes, que vem de comunidades distantes da escola, do interior e arrabaldes da cidade.Trazem uma forma peculiar de olhar e sentir as coisas à sua volta , ...digamos que são culturas diferentes em um mesmo tempo, em um mesmo lugar...


     Penso que esta disciplina e conteúdos mantém certa dinâmica dentro do contexto escola. Normalmente são trabalhados os conceitos Escola, cultura e sociedade e como se processam dentro desta nova forma de olhar a educação nos dias de hoje.
Mas, o que é cultura?Penso que cultura desígna inúmeras práticas humanas, tipo, hábitos,costumes, pratos típicos,...Também posso dizer   que cultura são formas de viver em grupos sociais, ou conjunto de conhecimento e valores.

Mas como essa cultura é produzida?

     Penso que aproveitando experiências e saberes próprios trazidos pelos alunos. E, para isso é preciso que tenhamos uma escuta atenta do nosso aluno. Desta forma é percebido a importância de  ter um novo olhar sobre a escola e os alunos que recebemos, pois eles já trazem uma bagagem , já tem uma  visão de mundo: seus preconceitos, suas crenças, seus valores, fruto de suas experiências, vivências e convivências com seu grupo social e outros domínios de saber.
Outro ponto básico desta disciplina é o reconhecimento e discussão que ela provoca, dentre os vários atores sociais.

Se educar é dar sentido ao nosso estar no mundo.
Precisamos explicitar o(s) sentido(s) das coisas/fenômenos que se apresentam, até porque Escola, Cultura e Sociedade remetem a múltiplos significados e se apresentam para nós (educadores) como desafios de uma fazer profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário